domingo, 9 de novembro de 2008

Para falar com as mãos

Já tive uma colega surda-muda. Queria porque queria aprender sua mímica. Me agoniava não entender suas perguntas. Percebia suas angústias e nunca sabia o que fazer. Foi quando resolvi treinar o alfabeto em Libras – Língua Brasileira dos Sinais. Pena que não adiantou muito.

Como dá para ver no vídeo aí de baixo, é quase outro idioma. Para cada expressão (vale espiar o dicionário que encontrei na web), há um gesto. Ou você acha que as mãos falariam tão rápido se ficassem soletrando?



Em Porto Alegre, você pode aprender esses e muitos outros sinais na sede regional da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. O curso básico, que serve apenas para a comunicação, dura 180 horas. O avançado prepara tradutores-intérpretes e dura mais 400 horas, incluindo expressão corporal e ética.

Como os professores são surdos, o aluno é obrigado a praticar. Se não, para quem fala, pode ser mais complicado do que qualquer língua audível. Quer comprovar? Então saiba que o alfabeto dos surdos varia de país para país, até naqueles que falam o mesmo idioma. Compare os sinais do Brasil e de Portugal e veja a diferença.



FENEIS - Regional RS
Rua Dona Laura, 1020, sala 111, Mont´Serrat
(51) 3321.4244
feneisrs@terra.com.br
www.fenis.org.br

4 comentários:

  1. Nossa achei muito legalseu blog. Moro em POA tb e nao sabia de varios lugares que vc falou.


    sobre os sinais acho muito bacana, mas nao sabia que tinha diferença no alfabeto. Achei que era universal...

    Sera que cada pais tem o seu proprio?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim, Caozinha, cada país tem sua própria linguagem dos sinais. E cada língua tem sua estrutura gramatical. Para você ter uma idéia, existem línguas de sinais francesa, chilena, portuguesa, americana, argentina, venezuelana, peruana, inglesa e russa... Pelo que sei, a do Canadá e dos EUA é igual.
    Obrigada pela visita e volte sempre, hein?

    ResponderExcluir
  3. Não existe o termo surdo-mudo. Existe uma lei falando que surdo-medo é discriminatório. Para citar como exemplo, eu, que sou surdo, mas eu tive treinamento para falar e sou igualado aos outros surdos, só tive treinamento para falar mas alguns outros não, mas não quer dizer que els não tenham capacidade de falar!

    ResponderExcluir
  4. Muito tri essa linguagem de sinais... Eu jásabia algumas letras do alfabeto... Um dia eu sonho em aprender e saber falar a linguagem de libras de cor e salteado. adoro; acho mto legas

    ResponderExcluir