sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Os menores livros do mundo

Sorte de quem pode terminar seu dia na Feira do Livro. Como estou prestes a viajar (na semana que vem eu explico melhor), não posso estar aí para respirar cultura perto do porto. O que - bendita tecnologia, viva os amigos - não me impede de saber o que anda acontecendo na Praça da Alfândega.

Se você já foi até lá, vai entender por que preciso falar sobre a barraca 2 do setor internacional, que fica entre a rua Siqueira Campos e a avenida Mauá. Com sede no Peru, a editora Os menores livros do mundo é um prato cheio pra turma do tenho-que-ver-o-que-é-isso.


Todos, absolutamente todos os 300 títulos vendidos no local são mínimos. Cinqüenta e três deles foram editados em português, dividindo-se em oito categorias: amor, auto-ajuda, clássicos, crianças, exotéricos, pensamento vivo, religião e, na linha funcional, os livros-chaveiro. O preço médio é de 15 reais.

Tem Dom Casmurro, A Escrava Isaura, A Santa Bíblia Ilustrada (!), Dom Quixote e histórias infantis, apenas para citar alguns exemplos. Tanto O Pequeno Príncipe, de 427 páginas, quanto o Kama Sutra, campeões de venda até agora, não passam de 5 X 6 centímetros.

Achou diminutos? Então foque bem o olhar e procure pela coleção Te amo, formada por três volumes. Cada um deles traz 30 poemas de vários autores, tem 120 páginas e, pasmem!, 1,5 centímetro de altura. É mais ou menos o tamanho de uma unha. Só não dá pra perder porque inclui a estante.


Elias Avilio, representante da editora no Brasil, garante que ninguém precisa de lupa para ler as obras publicadas na íntegra, encadernadas em capa dura e com lombada em alto relevo. Depois da feira, a única maneira de comprar os mini-livros será por encomenda. Pelo que se sabe, nenhuma livraria da cidade oferece o catálogo. Ou será que a gente é que não está enxergando direito?

fotos: Rômulo Valente (1,2 e 3) e divulgação (4)

OS MENORES LIVROS DO MUNDO
54ª Feira do Livro de Porto Alegre
Setor Internacional, barraca 2
Praça da Alfândega, Centro
(19) 9210.2682
até 16 de novembro, das 13h às 21h

6 comentários:

  1. Oi Cláudia. Vou na feira amanhã. Vou aproveitar e ver essa banca :)

    ResponderExcluir
  2. Nada mal pra um domingo, Jac. Depois me diz o que você achou: )

    ResponderExcluir
  3. Fui lá. E fui nesta banca. Quase comprei o Pequeno Príncipe para dar de presente.. mas desisti pq a pessoa em questão tá quase virando sapo hehe..
    fora isso, é bem interessante mesmo. Vi uma mulher perguntando ´"é de ler?" sobre um dos livrinhos :)

    ResponderExcluir
  4. Bom saber, Jac. O que eu queria ver é a Bíblia Ilustrada e o Kama Sutra, que sempre tem que ter desenhos. Mini-livros para santos e pecadores :)

    ResponderExcluir
  5. Vi várias versões da Bíblia! mas não vi o kama sutra...

    ResponderExcluir