segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brechó infantil em Porto Alegre: curiosos sabem antes

Passa mês, muda a estação, e um dos posts mais acessados deste blog continua sendo o que fala sobre o brechó infantil. Aqui, a notícia saiu no início de fevereiro. Só hoje foi matéria do Jornal do Almoço – e mesmo assim, seguindo a linha editorial da casa, o telespectador não recebe o endereço.

Ponto para os olhos curiosos da Maria Aparecida, que venceu o concurso do Salada Pronta com esta e outras dicas, um ano atrás.

Para saber o telefone, o endereço e conhecer os produtos do Passa Passará, vai lá no novo site.

sábado, 19 de setembro de 2009

Porto Alegre ganha sessão de cinema para mães e bebês

Na semana passada, eu e mais sete amigas (seis são mães) conseguimos nos reunir à noite, só para jogar conversa fora – e não é que nada do que falamos foi pro lixo? Sabe ser bom um papo entre mulheres. E nunca senti tanta falta disso quanto nas minhas épocas de recém-parida. Quem dera eu tivesse, há 12 e 4 anos, a chance que as mães de bebês pequenos têm hoje.

Na quinta-feira que vem, 24 de setembro, chega a Porto Alegre o Cinematerna. Como já acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Salvador, a capital gaúcha terá uma sessão de cinema para mães acompanhadas de bebês de 0 a 18 meses.



Para receber adequadamente os pimpolhos, o horário é amigável, a luz é levemente mais forte, o ar-condicionado é mais fraco, há trocador no local e, de vez em quando, um tapete para soltar os bebês maiores. Mas o filme (ôba!) é para os adultos.


fotos: site e Guga Ferri

Se você tem um bebê pequeno na família ou lembrou de alguém que precisa ver a vida além-mamadeiras, é só entrar no site e fazer o cadastro. Depois, basta comparecer ao local e comprar os ingressos – R$ 9,00 para os adultos; R$ 4,50 para os bebês. Escolhido por quem se inscreveu com antecedência, o filme de estréia em Porto Alegre será Os Normais 2. Novas sessões acontecerão a cada 15 dias.

Desde que começou, em fevereiro de 2008, o Cinematerna já levou 6 mil adultos e 4 mil bebês ao cinema. A organização é tanta que as fundadoras transformaram a iniciativa numa associação sem fins lucrativos, mantém um blog, criaram regras de etiqueta específicas para a situação e ainda promovem um bate-papo informal depois do filme, só para a mulherada trocar experiências.

Se eu não fosse viajar bem na data, pegava meu sobrinho emprestado e ia lá, só pra confirmar: a maioria das mulheres, depois de ser mãe, vira Mulher-maravilha.

CINEMATERNA EM PORTO ALEGRE
a partir de 24 de setembro de 2009, às 14 horas
Unibanco Arteplex Bourbon (Rua Túlio de Rose, 80, 2º Piso - Shopping Bourbon Country)
cinematerna@cinematerna.com.br
www.cinematerna.org.br

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conto de fadas: loja infantil com impressora de unhas, poltrona pra rabiscar e escada para lugar nenhum

Não estou aqui para justificativas. Mas o fato é que a vida offline me tomou nas últimas semanas. Boa parte dedicada ao trabalho. O que sobrava eu dividia com os filhos. Vem daí eu ter conhecido um lugar com serviços bem diferentes para crianças: a Lezanfan.


Pra começar, algo que eu nunca tinha visto. Depois de escolher entre mais de mil imagens disponíveis no computador, a criança coloca a mão dentro de uma máquina e, shazam!, a figura é impressa nas unhas - ou numa unha só, se preferir. E o que é mais curioso: dá para levar a imagem de casa, mesmo que seja uma foto.

Na parte da frente da loja, outra novidade que, cá entre nós, já estava mais do que na hora de aparecer: vestido de prenda com estilo. São feitos sob medida, na cor que a menina escolher. Que me desculpem os tradicionalistas, mas vai dizer que o modelito aí de baixo não dá de dez naqueles de tecido brilhoso?


A Lezanfan mistura loja, salão de beleza infantil e um espaço para oficinas que vão bem além da culinária. Apesar de a casa não ter completado dois meses de vida, já rolou curso de DJ, de bichos com miçangas, de design de moda e até de bichos nojentos, com direito a manusear minhocas, lesmas e outras melecas vivas. Do lado de fora, há uma horta com morangos que as próprias crianças plantaram - os nomes dos pequenos agricultores estão lá.

Para mim, o que resume o espírito da casa são duas poltronas. A primeira, do lavatório, fica mágica quando a criança olha para o teto.




A segunda fica perto da escada que não leva a lugar algum. E já está tomada por desenhos de clientes. É ou não é o sonho rabiscador de qualquer criança?

Criada para ser uma experiência infantil, a Lezanfan ainda produz festas infantis com todos os serviços que tem lá dentro. Por uma questão de espaço, não dá para convidar toda a família. Mas as atividades são capazes de arrasar o coração de qualquer candidata a princesa: DJ, fotógrafo e um passeio de meia hora pela cidade, a bordo de uma limusine.


LEZANFAN
Rua Barão de Santo Ângelo, 174, Moinhos de Vento
(51) 3072.7857
contato@lezanfan.com.br
www.lezanfan.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desatando nós

As aulas voltaram na mesma semana em que entrego dois trabalhos. Como eu venho dizendo, a vida é como uma correntinha emaranhada: depois de desatar o primeiro nó, os outros se desmancham fácil.

Desculpem a ausência recorde de posts e o trocadilho, mas nos últimos dias, a Cláudia offline está com a corda toda.