terça-feira, 24 de março de 2009

Sábado curioso: jantar com famílias gregas

Uma coisa é ir a um restaurante grego. Outra é se misturar com famílias gregas de verdade, comendo o que elas comem em casa, dançando músicas cantadas no seu idioma e, lógico, quebrando pratos no chão.

Tudo isso pode ser feito nos jantares que a Sociedade Helênica de Porto Alegre organiza apenas três vezes por ano, nos fundos da Igreja Ortodoxa Grega Santos Apóstolos. Uma delas é no próximo sábado, às 20h30, quando a entidade comemora o Dia da Independência na Grécia (25 de março).

Enquanto fazia pesquisas para o livro, eu mesma estive lá. Como nem pensava no blog, não levei minha máquina, mas descobri que a jornalista Jac Oliveira, leitora do Salada Pronta, tinha tirado uma foto do evento. Depois de cantar os hinos da Grécia, do Brasil e de aproveitar o buffet, o povo se joga na pista – é a chance de aprender alguns passos com os bailarinos da comunidade.



Escrito em dois idiomas, o cardápio varia. Na época, tinha Mussaká (berinjela gratinada com molho bechamel, batatas, carne e queijo), Dolmadákia (charutinho de repolho) e Baklavás (massa folhada recheada com nozes, canela e mel). Para beber, Oúzo, tradicional aguardente a base de anis.

Para adquirir o convite, não é preciso se chamar Dimitrios, Athanasios, Constantinos ou outro nome terminado em “s”. Por telefone, qualquer mortal reserva o convite que custa 30 reais, fora bebidas. Tanto os pratos a serem estraçalhados quanto as bandeirinhas azuis e brancas que enfeitam as mesas podem ser comprados na hora.

Coincidência ou não, a festança rola no bairro Partenon.


SOCIEDADE HELÊNICA DE PORTO ALEGRE
Rua Monteiro Lobato, 312, Partenon
(51) 9119-3114 (com Ellen Vranas)
vranascultural@gmail.com
www.helenica.org.br

Um comentário:

  1. Cláudia, recebi teu e-mail só hoje! (25/03). Te mandei a foto, de qualquer forma...

    bjs

    ResponderExcluir