segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conserto de máquinas fotográficas antigas

Você guarda em casa uma câmera antiga? Do tempo em que Tom Jobim compôs Desafinado e revelou a ingratidão da amada com sua Rolleiflex? Pois saiba que a relíquia pode ser recuperada.

Com a experiência de quem trabalhou na assistência técnica da Masson, quando a casa ainda ocupava a esquina da Rua da Praia com Dr. Flores, os três sócios da Objetiva conseguem consertar qualquer modelo de máquina fotográfica fabricada a partir dos anos 50. Algumas peças ainda estão disponíveis no mercado, outras precisam ser fabricadas, mas quase tudo tem jeito. "O que inviabiliza é o preço”, confessa um dos componentes do trio, João Sousa, sem levar em conta o valor sentimental que pode ter o objeto.

Trabalhando na maior parte do tempo com modelos digitais, a Objetiva informa o preço da recuperação na hora. Se o problema for interno, o orçamento demora um dia. E o que melhor: segundo o depoimento que achei na web, ninguém fica te enrolando.

OBJETIVA
(51) 3225.7788
R. Dr. Flores, 105, sala 408, Centro

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ética é ética, mesmo se for virtual

Volta e meia, principalmente depois de publicar posts novos, eu abro o Google Analytics e fico sabendo de onde vem meus leitores. Pra quem não sabe, a blogosfera sobrevive da troca de recomendações. Meu blog recomenda o seu, que recomenda um terceiro, que dá a dica de outro diferente. E assim a coisa vai se espalhando.

Tudo isso é pra dizer que, sim, fico lisonjeada quando algum site cita o Salada Pronta. Já encontrei na web uma cópia inteirinha do meu texto e saí bem feliz. O que não dá para entender é que alguém crie um blog somente com posts alheios, colando fotos e devaneios, sem citar a fonte.

Alertada por uma leitora, descobri que um blog publicou dezenas de posts daqui (e de outros blogs mais bacanas), assinando-os como se fossem seus. Mesmo quando falo na primeira pessoa. Incluindo, sem crédito, fotos que os respectivos fotógrafos me deram permissão para publicar. Não me perguntem quem é o(a) autor(a), já que ele(a) não assina as páginas e não permite comentários – se permitisse, toda essa ladainha estaria lá.

Não sei o que vocês acham disso e nem estou preocupada com direitos autorais - coisa que a web deve exterminar e que só rende dinheiro pra quem, ao contrário de mim, é famoso. Também não é produtivo esperar que ajam como a gente age: se você já esteve antes por aqui, sabe que costumo indicar os links das minhas fontes e contar quem me deu a dica.

Oquei, eu poderia ficar quieta pra não acabar, como agora, divulgando o tal blog. É que fica feio não ter conteúdo. E o que eu não engulo, pessoal ou virtualmente, é a falta de ética.

domingo, 4 de outubro de 2009

Missa, benção e procissão para os animais


Hoje é Dia Mundial dos Animais. E a Paróquia São Francisco, como de praxe, dedica a data a cachorros, gatos, pássaros, qualquer bicho que for ao local. A partir das 15 horas, dentro da igreja, tem missa e benção. Depois, uma procissão cheia de latidos e miados em volta da praça. Portanto, se o seu bichinho anda adoentado ou destruiu todos os móveis (vá que esteja com o diabo no corpo), corre lá.


PARÓQUIA SÃO FRANCISCO
Rua São Luiz, 607, Santana
(51) 3223.3244
a partir das 15h

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mais um produto localizado: queijo cottage

O Rio Grande do Sul não tem hábito de consumir queijo cottage. Nos supermercados, o mais parecido com isso é o käs-schmier – o que se explica, óbvio, pela forte influência alemã. Mas o fato é que queijo cottage é bom, barato e que lamentei, nos últimos quatro meses, não ter onde comprá-lo em Porto Alegre. Pelo menos até terça-feira.

No afã de aplacar o frio da noite, troquei o jantar por queijos e vinho. Coisa simples, servida na mesa de centro, para esfomeados de pantufa. Vocês não imaginam a alegria que foi encontrar pelo menos uma loja que vende o produto na cidade.

Entre outras utilidades, o queijo cottage serve para fazer um petisco fácil, bonito e levinho, perfeito pra quem gosta de pizza com sabor de pizza. Passe lá no Armazém 196 Culinária para fazer, em dois toques, a receita aí de baixo:


Cottage Margarita
½ pote de queijo cottage
15 tomates cereja
folhas de manjericão (na falta do ingrediente, enjambrei com cebolinha)
sal a gosto

Corte os tomates em quatro partes e misture-os com os outros ingredientes. Fica melhor com torradinhas.

ARMAZÉM 196 CULINÁRIA
Rua Padre Chagas, 167, Moinhos de Vento
(51) 3023.2346
www.armazemdosimportados.com.br/siteculinaria