terça-feira, 30 de setembro de 2008

Trabalho de chinês preso: esculturas em palito de fósforo

Quanto maior é a cidade onde a gente vive, melhor é a sensação de ser chamado pelo nome. Aqui em São Paulo, um dos lugares onde me sinto mais à vontade é a Reciclamundo, na Vila Madalena. Por questões de logística, curiosidade e afeto, passo lá toda semana pra bater papo, conferir o que há de novo e tomar café.

Uma das primeiras coisas que notei na loja foram as esculturas de palito de fósforo feitas por Santiago, que nasceu na Patagônia e vive no interior de Minas.


Já conhecia o trabalho por causa da Juanita Curia, argentina que expõe no Brique da Redenção, em Porto Alegre. A obra aí de baixo, onde dois trapezistas se equilibram num fio de linha, comprei pra mim.


Tanto Santiago quanto Juanita enclausuram as figuras em pequenas cápsulas de vidro (o prendedor de roupa da foto serve para dar uma noção da escala) ou nas próprias caixas de fósforo. Ela, que se diz duas vezes gaúcha, também transforma pequenos porongos em cenário.

Tudo é entalhado com gilete, resultando num legítimo trabalho de chinês preso – se os orientais tendem à minúcia quando estão atarefados, imagine não tendo nada pra fazer.

JUANITA CURIA
Av. José Bonifácio, canteiro central, Bom Fim (Brique da Redenção)
(51) 3022.5256
juanitacuria@hotmail.com
www.artesaors.com.br
sábado (Box 59) e domingo (Box 23), 9h às 17h

RECICLA MUNDO
Rua Harmonia, 303, Vila Madelena
(11) 3032.9856
gerente@reciclamundo.com.br
www.reciclamundo.com.br
segunda, 10h às 18h; terça a sábado, 10h às 20h; domingo, 12h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário