quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Não tem desculpa, não tem explicação. Sumi sem dar adeus. Mas o abandono do blog não significa sua morte. O que acontece é que tem novidade no front.




Você aí, você mesmo, pode ser a única pessoa a ler estas linhas. talvez seja o único leitor destas linhas. E é por você que preciso resumir uma historinha em 3 passos:

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bergamota e água grátis

Gentileza é artigo em falta no mercado. Mesmo quando tem claro objetivo marqueteiro. Depois de passar a manhã no centro de Porto Alegre, fazendo entrevistas e mandando arrumar minha máquina fotográfica (sim, eu me virei cliente da Objetiva, que já citei aqui), fui pegar o carro na Garagem Senhor dos Passos. E dei de cara com esse senhor sorridente aí, o Ermildo Mocelin, que abriu o negócio em 1971. Há dez anos, ele distribui bergamotas (ou mexericas) descascadas grátis para os clientes. A água, eles oferecem há mais tempo ainda - bálsamo para a calor saárico de quem caminha pelo centro no verão.






É ou não é um serviço simpático, simples, infelizmente raro e, por isso mesmo, curioso?


GARAGEM CONDOMÍNIO SENHOR DOS PASSOS
Rua Senhor dos Passos, 224, Centro

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Estética só para homens

Eu, como mulher, não poderia passar da recepção. Mas como jornalista, é outra história. Depois de passar pela frente de carro, telefonei para a única estética exclusivamente masculina de Porto Alegre. Dias depois, estava lá, conversando com a dona.





Pra não espantar a clientela, a decoração da Estética Só para Homens é simples e rústica. Nas salas de massagem e tratamentos de pele, há pôsters de mulheres provocantes. E no dia do noivo, ele chamam, sim, os amigos pra se arrumarem juntos.




Para saber mais, é só dar play aí embaixo. Adorei colocar a trilha de faroeste na coluna.

ESTÉTICA SÓ PARA HOMENS
Rua Félix da cunha, 665, Moinhos de Vento
3346.1222
http://www.esteticasoparahomens.com.br/

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tecidos personalizados - e lindos

Nós, mulheres, somos como aquelas réguas de tomada: a energia entra por um lugar só, mas atende várias necessidades. Fazia tempo que eu não corria tanto. Nunca deixei o blog tão abandonado. E não é de estranhar se quem ainda estiver me seguindo ande um pouco perdido. O alento é que minhas descobertas não são vitais para ninguém.

Pra comemorar o retorno, publico a entrevista com Mariana Pessini, da Casa Rima. Nem sempre o que eu encontro é bonito, mas esse endereço é de babar. Pelo menos pra quem gosta de decoração. E mais ainda pra quem quer ter tecidos exclusivos, com desenhos que designers bacanas ou que o cliente mesmo inventa.




A padronagem que mais sai, vejam só, foi criada por uma gaúcha de nove anos. As bonequinhas aí de baixo vendem muito na Europa.




E ainda é possível ter o mesmo tecido em bancos de acrílico ou em lâminas de fórmica.





Ouça aí, pegue o endereço e me diga: é ou não é uma maravilha?


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Futebol de botão personalizado


Sabe aqueles lugares que a gente nunca conheceria, a não ser que alguém apresentasse? É o caso da Carwa Botões, que não tem telefone ou e-mail.

Em pleno centrão de Porto Alegre, a pequena loja (ou seria um estande?) fabrica e vende botões para futebol de mesa. O dono, Guanair Carvalho, faz até caixas para carregar os botões, carinhosamente chamadas de ônibus.

Eu, particularmente, não jogo nada. Mas adorei conhecer o botão Angélica, com uma pinta bem escura, parecida com a da apresentadora de televisão.

Pra saber mais, é só dar play:

sábado, 10 de abril de 2010

Como rola a votação da Veja Porto Alegre Comer & Beber


Não sei explicar, mas aqui eu me sinto mais à vontade do que no rádio. Vai ver que é porque imaginei e concretizei o blog solitariamente, à moda internáutica atual. Daí, consigo me exibir no Salada: foi bem bom participar do júri da Veja Porto Alegre Comer & Beber 2010/2011.

Pra quem não sabe (eu, pelo menos, não sabia nada), a seleção é seríssima. A Veja de São Paulo entra e contato, faz o convite e toda a escolha rola on-line. Ninguém ganha dinheiro pra votar. E o jurado tem total liberdade para sugerir novas casas - no meu caso, dentro da categoria Comidinhas. Se a gente vai experimentar um pastel com a filharada a reboque, como eu fiz, eles não estão nem aí. O importante é que a criatura viva Porto Alegre. Nesse ano, a grande novidade é que o conteúdo está disponível para iPhone e iPod Touch.


Detalhe: a padaria Mercopan, na qual votei por causa do cachorro quente, ficou em segundo lugar. O Eduardo Bomfiglio, um dos sócios, teria ganho se eu tivesse votado nele, e não na vencedora, Carina Barllet. Vale a pena ser imparcial, mas bem que eu torcia pelo amigo. O pancho de lá, que já apareceu por aqui, é dos deuses.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O único hostel de Porto Alegre

A notícia já saiu em Porto Alegre, Quem Diria!, mas continua fresquinha: há menos de dois meses, abriu em Porto Alegre um hostel - em outras palavras, aquelas hospedarias cheias de beliches, super comuns mundo afora, onde a moçada chega de mochila, convive com gente de outros países e se hospeda gastando bem pouco.


Em plena rua Mariante, ao pé do viaduto que passa sobre a Protásio Alves, o Porto do Sol segue, apesar da simplicidade, o conceito internacional de albergue. Na base do cada um por si, os hóspedes dividem quartos femininos ou masculinos, banheiros, sala de tevê, pátio e cozinha. E dá, sim, pra notar que a casa tem sotaque brasileiro.




Pra ouvir mais detalhes, inclusive a voz da francesa que encontrei por lá, ouça a coluna que eu devia ter postado aqui bem antes:




PORTO DO SOL HOSTEL
Rua Mariante, 958, Rio Branco
(51) 3330.1324
www.hostelportodosol.com.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

Bike-boys: Porto Alegre ganha serviço de ciclomensageiros

Eu não tinha ligado lé com cré, mas parece lógico: os ciclomensageiros existem há mais de cem anos. Na primeira guerra, as bicicletas serviam para a comunicação entre os soldados. E já estão sendo usadas pra coisa parecida em Porto Alegre.

Seguindo a linha do serviço que é consagrado na Europa e nos Estados Unidos, a Pedal Express - ou Pedex, apelido que brinca com a Fedex, maior organização mundial de entregas - tem cinco bike-boys. De segunda a sexta, eles cruzam de norte a sul da cidade em suas magrelas, pelo mesmo preço que os moto-boys cobrariam. De quebra, ajudam a diminuir a poluição causada pelas motocicletas e a poupar nossos ouvidos de motores ensurdecedores.

Quer saber se a bicicleta não vai atrasar sua encomenda? Então clique aí embaixo e ouça o resultado de um desafio que aconteceu no ano passado, quando vários veículos de locomoção (incluindo pernas de pedestres) resolveram apostar uma corrida no centro de Porto Alegre. Adivinha quem chegou primeiro?



PEDAL EXPRESS
(51)3212.2254 e 8433.0311
contato@pedalexpress.com.br
www.pedalexpress.com.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

O primeiro museu de plastimodelismo do Brasil

Não sei porque, mas nunca falei do Wonderland por aqui. Da série pioneiros porto-alegrenses, ele é o primeiro museu de plastimodelismo do Brasil. E se pouca gente conhece, a razão é simples: fica numa galeria comercial do centro, pertinho do antigo cinema Capitólio, onde não há tanta circulação.

Pra quem não sabe com exatidão, plastimodelismo é a técnica de projetar e construir réplicas reduzidas de aviões, barcos, automóveis e outros veículos. E quando eu digo réplica, é réplica mesmo, por dentro e por fora. Dá só uma olhada no motor da caminhonete feita pelo paulistano Diego Martins de Freitas, que está expondo no museu atualmente.



No total, em apenas 20 metros quadrados, o acervo fixo da Wonderland tem mais de 200 miniaturas. A maioria, de guerra. E o que mais me fascina são os chamados dioramas, que são as cenas completas, com chão e tudo. Esse aí de baixo, olhe bem, faz jus ao nome: "Onde o alemão perdeu as botas".


Para saber mais, ouça a coluna "Porto Alegre, Quem Diria!" sobre o assunto. No final, eu conto o que os artistas fazem com cabelo humano.




WONDERLAND
Rua Demétrio Ribeiro, 1168, lj 4, Centro
(51) 3227.4580
hobbycraft@hobbycraft.com.br
www.hobbycraft.com.br

sexta-feira, 5 de março de 2010

Armazém de comidas brasileiras

Já existem revistas, sites e até guias pra quem gosta de viagens gastronômicas. Nesse tipo de turismo, a ordem é comer o que se come no lugar. E bom mesmo é guardar a memória dos lugares na boca. Pois quem tem saudade dos sabores do norte, do nordeste e do serrado brasileiros, vai gostar de saber que Porto Alegre tem, há menos de um ano, um armazém que traz vários produtos culinários de lá.

Em 2006, a dona do Armazém Benedito, Gabriela Germani, passou 20 dias numa praia da Paraíba. Foi o suficiente pra que ela deixasse a publicidade de lado e começasse, antes mesmo de abrir a loja, a revender tucupi, feijão fradinho descascado, manteiga de garrafa, doce de cupuaçu e outras delícias que podem demorar 10 dias pra chegar aqui de caminhão.


Vem do armazém, por exemplo, a carne de sol que muitos chefs porto-alegrenses usam. E em nenhum outro lugar, eu encontrei o famoso guaraná Jesus. Produzido e consumido só no Maranhão, o refrigerante é cor-de-rosa.



Como acaba de ser mãe, Gabriela não fica todo tempo na loja. Portanto, pra comprar os produtos, é melhor telefonar antes, de preferência pela manhã. E se der vontade de chamar os amigos pra um jantar bem brasileiro ou encomendar canapés surpreendentes, a dica segue valendo. Além de cozinhar na casa dos clientes, ela aceita encomendas de mini-acarajé, panelinha de vatapá e sushi de tapioca.

E já que os meus poucos _mas bons_leitores disseram que devo postar minha voz na Bandnews FM, aí vai:



ARMAZÉM BENEDITO
(51) 3019.0433

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Rola um ajutório aí?

A cada vez que posto a coluna da Bandnews FM aqui, me pergunto: será que devo? Não estou enchendo os ouvidos das pessoas? Logo eu, tão acostumada a ficar atrás das frases?

Agora veio a oportunidade: abrindo o blog hoje, os tais podcasts tocaram juntos. É um monte de colunas na mesma caixa de som, todas as trilhas ao mesmo tempo e (aff!) várias de mim falando na mesma hora. Doideira.

Por isso, preciso da ajuda de vocês. Me digam, por favor:

a) vocês também estão ouvindo todos os aúdios quando abrem o blog?
a) devo ou não postar os áudios das colunas?


Obrigada pelo retorno e, sempre, por voltarem aqui de vez em quando.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Miniatura de Gente

Quer dar um presente literalmente personalizado? Pode esperar 40 dias pra que ele fique pronto? Então preste atenção nesse nome: Miniatura de Gente.

Na descida da Marechal Floriano, no meio do Caminho dos Antiquários, a arquiteta Lia Corrêa montou a loja onde cria, expõe e vende réplicas humanas em biscuit. E o resultado, como dá pra ver nas fotos aí de baixo, é bem parecido.






Pra saber o telefone e outros detalhes, ouça aí embaixo.




E bom ziriguidun pra todos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Baralho do Caminhoneiro traz 52 frases de pára-choque

Iemanjá me deu o melhor presente de todos. No dia 02 de fevereiro, há 13 anos, nasceu meu primeiro filho. O único problema é que, num feriado de fevereiro, os amigos nunca estão aí pra comemorar. Por isso, só hoje, com esse calor senegalês, vamos fazer a festa do meu moço.

A correria é tanta que nem vou me alongar. Clique aí para conhecer o Baralho do Caminhoneiro. Até que enfim alguém (mais especificamente a Mokpi, que faz jogos artesanais) fez bom uso daquelas hilárias frases de pára-choques.

BARALHO DO CAMINHONEIRO
(51) 3268.5740



sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Alarme para acordar motoristas sonolentos

É sexta-feira, véspera de feriadão e fevereiro. Só penso na calmaria em que Porto Alegre vai ficar. E no que é pegar a free-way vagarosa. Você boceja ou não boceja? Pelo sim, pelo não, a coluna de hoje falou sobre o alarme que acorda motoristas sonolentos.

Batizado de Sempre Alerta, o produto é distribuído para todo o Brasil a partir de Porto Alegre. Parece um daqueles fones bluethoof, se encaixando atrás da orelha. Quando a cabeça do motorista pende mais de 20 graus, ele ouve vários bips fortes ou sente uma vibração – como são dois modelos diferentes, é possível escolher o alarme melhor.

Para saber mais, incluindo o preço e onde comprar, ouça aí embaixo:






SEMPRE ALERTA
(51) 3019.8099
www.semprealertavida.com.br

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mão na roda: agência de domésticas-babás e babás para gêmeos

Babá é luxo? Só pra quem não trabalha. Nesse mercado competitivo, a mulher que é profissional precisa se virar em cinco – cuida do trabalho, da casa, dos filhos, do marido e, se der tempo, dela mesma. Por isso, fiquei contente em encontrar a Kanguruh, especializada em domésticas que cuidem de crianças. Para os pequenos, tem babás de todos os tipos, da que viaja com a família à especializada em gêmeos. Se o filho for maior, a agência oferece as tais profissionais bivolt: uma tomada fica ligada no lar, outra nos rebentos.

Franquia da rede que tem sede no Rio de Janeiro e mais 29 franquiadas no Brasil e no exterior, a Kanguruh mostra outras diferenças. Pra começar, a seleção inclui teste psicológico e checagem dos familiares. Todas as candidatas, sem exceção, passam por um curso de babá que tem até professor de nutrição. E no site, pra facilitar a escolha, há entrevistas em vídeo com as moças.

O resultado: um dia depois de fazer a entrevista, me transformei em cliente. Exatamente hoje, a Marilene começou a trabalhar aqui em casa.

Para saber mais, clique no podcast aí embaixo.



KANGURUH PORTO ALEGRE
Av. Protásio Alves, 74, sala 301, Rio Branco
(51) 3028.8288 e 9216.6754 (24h)
www.kanguruhpoa.com
contato@kanguruhpoa.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Táxi para cachorros - e vai até a praia!

Me contaram ontem, na rádio, que a Band TV gostou dessa pauta. Como é bom descobrir um produto ou serviço bacana e saber que ele será divulgado por mais alguém. Foi isso que aconteceu com o Táxi Dog, primeira empresa de táxi para cães de Porto Alegre.

Como não tenho cachorro, não pude experimentar o serviço. Mas tudo cheira a coisa boa. O furgão que aparece aí embaixo foi criado pelo casal de proprietários, Jones e Daiane Oliveira. Cachorreiros assumidos, eles andam de uniforme, crachá e podem levar os totós pra outras cidades – se não sobrou lugar no carro, taí a saída pro bicho não perder a praia.



Pra ouvir a coluna sobre o Táxi Dog, anotar o telefone e saber o que um pedestre gritou quando o carro passou por ele, é só dar play.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sempre curioso: onde encontrar o cardápio do Rib´s

Já saiu no livro e eu comentei, feliz, o resultado da publicação aqui. Mas nunca dei maiores detalhes no blog.

Hoje, Porto Alegre, Quem Diria! fala sobre a lanchonete que ressucitou o cardápio do Rib´s. Nas três lojas da The Best Food, apesar de os nomes serem diferentes, a gente encontra o mesmo Cheese Goleiro, o mesmo prato Independência e aquele milk-shake que alimentou tantas tardes de domingo nos anos 80.

Clique play para saber os endereços e os telefones, na voz desta repórter aqui.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Terapia para medo de voar

O tempo passa, o tempo voa, mas você continua tremendo na hora de sair do chão? O pavor de pegar um avião é mais comum do que a gente imagina. E é uma das especialidades da neuropsicóloga Carmen Reichelt, que oferece, há mais de dez anos, a terapia para medo de voar.

Seguindo a linha de algumas companhias áreas, que levam futuros passageiros para conhecer suas aeronaves e vários procedimentos necessários ao vôo, Carmen trabalha na base da desensibilização. No consultório, identifica a razão do medo. Como tema de casa, faz o cliente ir até o aeroporto, observar a decolagem e até conversar com pilotos.

Se você vai viajar nas férias, não dá tempo de fazer o tratamento. Mas pode ouvir dicas da Carmen na minha coluna da Bandnews FM.

CARMEN REICHELT
Rua dos Andradas, 1234/cj.1601, Centro
(51)3228.6382
neurocarmen@gmail.com
www.medodevoar.blogspot.com

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cursos de organização para homens, mulheres e crianças

Final de ano é sempre corrido. E nos primeiros dias de janeiro, a gente precisa se organizar. Por isso, claro, minha ausência tão longa, que promete se estender por mais alguns dias.

Enquanto isso, se você também prometeu colocar as coisas no lugar em 2010, ouça o Porto Alegre, Quem Diria! de hoje, onde falo sobre os 17 cursos de organização da Domus Organizzare.

O mais comum, para dar jeito em armários e closets, começa no dia 14 de janeiro. Em março, pasmem, há cursos de organização específicos para homens e crianças. Durante o ano, ainda tem aulas para fazer um recepção-relâmpago em casa e para passar roupas com prazer.

Quando eu me espalho, ninguém me junta. E se você também é assim, ouça .

Obrigada a quem continuou aparecendo por aqui. E um ano cheio de novas experiências pra todos nós!


DOMMUS ORGANIZZARE
Av. Benjamin Constant, 1534, sala 203, Floresta
(51) 3061.3380 e 9952.7641

rosangela@domusorganizzare.com.br