A vida dos outros: compre cartas escritas para outras pessoas
Preciso confessar uma coisa: a idéia de fazer um blog só me ocorreu depois de escrever Os Endereços Curiosos de Porto Alegre.Voltou a minha pulga repórter, um bichinho que andava sumido há tempos. Pois comecei a me coçar de novo e o resultado, bom, você está lendo.
Tudo isso é pra dizer que decidi transformar alguns verbetes do guia em post, antes mesmo do lançamento. Quando for o caso, deixo claro no título, exatamente como fiz agora. Aí vai o primeiro endereço, que nesses tempos de e-mails, blogs e MSNs, mais parece um reality show dos Flinstones. Se você não gostar, mande um comentário. E se gostar, vá na sessão de autógrafos – tô tão feliz por publicar um livro que vou informar a data por aqui.
Correspondência alheia
Zora era moça rica. Até a década de 50, morava em colégio interno. Depois engravidou e foi se esconder em São Paulo. Das amigas de Porto Alegre, vinham notícias dizendo que o namorado não prestava e já estava com outra. Com a mãe magoada, só teve contato meses depois. Fim do drama? “A criança nasceu com problemas, mas esta carta foi vendida”, encerra Judite La Cruz, proprietária da Antigo Garimpo, onde as histórias verídicas de muitas Zoras podem ser compradas. Num baú antigo, grampeadas aos próprios envelopes, ficam expostas dezenas de correspondências alheias. Para facilitar a escolha, todas recebem uma etiqueta classificatória, do tipo “carta para um amigo”. As que têm seqüência ficam juntas, mas não é imperativo levar todas elas. “Tu não imaginas quantas pessoas compram”, entusiasma-se o sobrinho da dona, Vandré La Cruz, freqüentemente seduzido pelos enredos. Como os autores não vão reclamar (o material costuma ser sobra de espólios), o único risco é você sentir a mesma culpa que sentiu esta repórter, chegando ao post scriptum: “depois de ler, rasgue esta carta”.
ANTIGO GARIMPO: Av. João Pessoa, 1040, Cidade Baixa, Porto Alegre - fone: (51) 3012.0718 - terça a domingo, 10h/17h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário