domingo, 24 de agosto de 2008

Livraria para todos os gêneros

Não faz tanto tempo que o mercado editorial abriu os olhos para o público gay. Em 1998, a Sumus lançou o GLS, primeiro selo brasileiro de ficção dedicada às minorias sexuais. No ano passado, surgiu a Malagueta, mais especializada ainda – só edita livros para lésbicas. O que não deixa dúvidas: inaugurada em 1995, a Bamboletras está à frente do seu tempo.


Capitaneada pela jornalista Lu Vilella, a livraria é um achado para quem quer entender de gênero. Dentro do tema homossexualidade, há livros para se divertir, de auto-ajuda e que tratam a questão cientificamente. Foi lá, por exemplo, o lançamento de Aurélia, a Dicionária, compêndio dos termos mais utilizados na comunidade gay. Se sua filha se apaixonou pela melhor amiga, leia Agora que você já sabe - o que todo pai e toda mãe deveriam saber sobre a homossexualidade. Ou vá fundo no assunto e compre Abaixo do Equador, do antropólogo americano Richard Parker, que pesquisou por 15 anos as características e o crescimento do homossexualismo no Brasil. O que mais vende, por questões didaticamente óbvias, é o Kamasutra customizado– tem nas versões mulheres, gay, lésbicas e XXX (sexo a três).

“Desde o começo, queria trabalhar com diversidade”, diz Lu, que também dedica várias prateleiras à raça negra. Definindo-se como “a livraria de todos os gêneros”, a Bamboletras cria mailings de acordo com os interesses do cliente, aceita encomendas e virou referência para quem perde a noção do tempo folheando edições. Para a dona, é “como um boteco”: “conheces o dono e tem degustação”.

BAMBOLETRAS
Rua Lima e Silva, 776, loja 3 (Centro Comercial Nova Olaria), Cidade Baixa
(51) 3227-9930 e 3221-8764
segunda a sábado, 10h/22h; domingos e feriados, 15h/22h.

Um comentário:

  1. ola, voce ja viu um blog que esta copiando varios posts e nao coloca os creditos?
    http://emtodosostons.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
    Tem esse post seu la...cheguei ate aqui porque como ela copia na íntegra consegui pegar o seu link.

    ResponderExcluir