quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Lustres sob medida

Sabe o que brinquedos, guarda-chuvas e lustres brasileiros têm em comum? Todos sucumbiram à invasão da indústria chinesa. Sem chance de concorrer com os preços orientais, nossas fábricas precisaram se reinventar para, quem sabe, manter-se no mesmo ramo. Foi o que aconteceu com a pequena Ras Bora, que chegou a produzir 40 luminárias por dia na zona norte de Porto Alegre. Hoje, a casa só executa peças sob encomenda e restaura exemplares desgastados.

Se você adora aquele modelo de alumínio vintage, colorido e cheio de furinhos, é só levar uma foto até lá para ter um igualzinho. Caso não encontre o plafond que se encaixa perfeitamente na sacada, a saída é a mesma. Com muitos clientes arquitetos, a Ras Bora assina, por exemplo, a execução das imensas luminárias que deixam as frutas do Zaffari mais vistosas e várias arandelas da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

“No Brasil, nada se cria, tudo se copia. Os argentinos copiam dos italianos e nós copiamos dos argentinos”, sentencia Salomão Passaroff, dono do negócio aberto em 1972. Circulando pelo terreno de 600 metros quadrados que reúne uma loja quase vazia e a fábrica praticamente ociosa, ele garante que a Ras Bora está com os dias contados. Pode até ser estratégia de marketing, mas se eu fosse você, encomendava o lustre dos seus sonhos sem demora.

ILUMINAÇÃO RAS BORA
Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 450, Passo da Mangueira
(51) 3028.6413
segunda a sexta, 07h30 às 12h; 13h às 17h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário