É impressionante o interesse das pessoas por questões fúnebres. Eu mesma acho curioso. Na verdade, o que a gente tenta é decifrar o indecifrável.
Passando na Siciliano, fiquei sabendo que um dos verbetes mais comentados de “Os Endereços Curiosos de Porto Alegre” é o Velório pela Internet. Coisa do Crematório São José, supermoderno.
Para quem ainda não leu, aí vai o texto na íntegra:
Porto Alegre é a capital da cremação no Brasil. Segundo José Elias Flores Júnior, vice-presidente da Cortel, empresa que tem seis cemitérios e três crematórios no Rio Grande do Sul, a prática recai sobre 8% dos óbitos da cidade – índice que os Estados Unidos levaram 102 anos para alcançar e que suplanta o de São Paulo, igual a 5%. Para atender tamanho mercado, o Crematório Metropolitano São José, inaugurado em 2002, apostou na tecnologia. Com a permissão da família, três câmeras colocadas na capela transmitem ao vivo, pela Internet, a cerimônia de despedida. Por cerca de meia hora, de qualquer lugar do mundo, é possível ver quem está presente, solidarizar-se com os parentes e ouvir tudo, inclusive a mensagem de um frei franciscano e a música escolhida para a cerimônia. Para usufruir do serviço, é necessário ter nome de usuário e senha, desabilitados após o uso. De acordo com José Elias, 20% dos clientes querem a transmissão on-line, principalmente por causa de familiares que moram no exterior. “Fazemos um tributo à pessoa”, diz o empresário, ressaltando a importância dos rituais fúnebres: “é quando começa a aceitação”. Através do site, também é possível enviar mensagens que são imediatamente fixadas no painel de homenagens, onde ficam as fotos do finado em vida. Quando bater a saudade, é só ligar o computador, clicar na câmera do columbário (local para guardar as urnas) e fazer sua oração.
CREMATÓRIO METROPOLITANO SÃO JOSÉ
Avenida Professor Oscar Pereira, 584, Azenha
Tel.: 0800.512624
Horário de atendimento: 24 horas
Site: www.crematoriometropolitano.com.br
e-mail: crematorio@cortel.com.br
Interessante. Lembrarei disso quando eu morrer.
ResponderExcluir