sexta-feira, 5 de junho de 2009

Assessoria para forasteiros

Depois de seis anos fora, estou reaprendendo as rotinas da cidade. Imagino, então, pelo que passa um paquistanês, chegando de mala, cuia e prole em Porto Alegre. Onde morar? Em que escola matricular os filhos? Como conseguir uma empregada que se comunique com a família? Para estas e outras perguntas, a Visitors Assistants tem a resposta.


Comandada por Sandra Bacaltchuk, a assessoria providencia tudo que é necessário para os forasteiros se estabelecerem na capital gaúcha. Bem antes da partida, o viajante recebe fotos de imóveis para alugar, dicas sobre o que trazer na bagagem e orientações sobre nossa cultura. Na chegada, além da moradia, encontra um verdadeiro ombro amigo.

Ex-professora de inglês e esposa de médico renomado, Sandra providencia documentos e funciona como uma espécie de conselheira diplomática. Suas dicas vão de passeios para o final de semana à necessidade de pesar as frutas no supermercado. “As maiores crises de adaptação são dos que vêm de países próximos”, conta. “Coreanos e chineses estão preparados para serem diferentes”.

No rol de forasteiros que começou a atender em 1987, a empresa mantém, por exemplo, australianos, irlandeses, bolivianos, cingapurenses e croatas. “As pessoas se adaptam bem aqui”, mas como era de se esperar, “ficam fragilizadas”. Desde o final do ano passado, com a malfadada crise mundial, cresceu o número de clientes que vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e do interior do estado. Em qualquer caso, Sandra só descansa quando os neo-portoalegrenses se sentem seguros: “o sucesso é quando eles caminham com as próprias pernas”.

VISITORS ASSISTANTS
não publica o endereço
9122.4396
www.visitors.com.br
visitorsassist@terra.com.br
seg. a sex. 9h/20h.

3 comentários:

  1. É praticamente uma "mãe" para os "neo-portoalegrenses.

    Um tanto quanto "expensive" a acessoria, mas se tratando de Porto Alegre, VALE A PENA!

    um abração guria!

    p.s: O link do site direciona para o site do Terra e não para o site da acessoria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo aviso, Rodrigo - na atucanação da mudança, minha cabeça conta com a de vocês : )
    abração!

    ResponderExcluir
  3. Interessante!
    Sou estudante de arquitetura e urbanismo e, neste semestre, estamos desenvolvendo um sistema de sinalização no centro de Porto Alegre para a copa do mundo de 2014. Nossa cidade é carente deste tipo de informação.


    Vinícius !

    ResponderExcluir