segunda-feira, 29 de junho de 2009

Restauração e venda de portas antigas

Durante as pesquisas para Os Endereços Curiosos de Porto Alegre, eu pedia um favor aos entrevistados: se você mudar, me informe o paradeiro. Mas ninguém, obviamente, tem obrigação de lembrar desta repórter. É por isso que preciso ficar sempre de butuca e, de vez em quando, localizar agulhas que trocaram de palheiro.

Foi o que fiz com a Naftalina, loja que funcionou durante 12 anos na Benjamin Constant, vendendo um sem-fim de objetos improváveis – o dono, Carlos Sautchuck, já vendeu até gaiola de grilos, usada para aplacar o silêncio no deserto.


Agora, além de estar em outro lugar, a Naftalina trabalha apenas com portas antigas. Perto das produzidas hoje em dia, elas são verdadeiras fortalezas. E como dá pra ver nas fotos, feitas de madeira maciça.





Dentro da marcenaria, é possível encontrar, por exemplo, portas nos estilos art déco, colonial e neoclássico. Algumas foram abertas pela primeira vez no século XIX. Dando muita sorte, o cliente arremata modelos de duas folhas e mais de três metros de vão, com a imponência típica das grandes fazendas.

Para encontrar tais relíquias, Carlos mantém olheiros espalhados pela América do Sul, buscando aberturas de valor histórico e estético: “ Por ser uma cidade portuária, Porto Alegre tem muita coisa, mas a maioria dos prédios está tombada”.

MARCENARIA NAFTALINA
R. Dona Margarida, 1120, Navegantes
(51) 3343.3409

Um comentário:

  1. Cadê as EPI's Marcenaria Naftalina???

    Fora isso, é legal a restauração dessas relíquias, pois quantos rumos da cidade ou quantas histórias não começaram depois que alguém as abriu?

    um abração guria"

    ResponderExcluir