quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Chá de descasado

Quando a gente se separa, morre o sonho protagonizado por marido, mulher e filhos. E como em toda a morte, é necessário viver o luto, desde que não seja para sempre. Depois de um tempo, o descasado precisa voltar a se divertir, o que fica bem mais fácil quando se tem amigos.

Pois é justamente pra essa fase pós-luto que existe o chá de descasado. Organizado pelo Partner Clube, que reúne cerca de mil homens e mulheres separados em Porto Alegre, o evento é bem parecido com o chá de panela.



Pra começar, a confraria fornece convites impressos como esse aí de cima, que o descasando distribui entre os amigos. Na data marcada, horas antes de começar a festa, todos são recebidos em local reservado, onde começa a velha brincadeira de adivinhar o que está dentro de cada pacote. E ainda tem jantar de graça.

O último chá de descasado de 2009 aconteceu hoje, no Bucanero . A cada dois ou três meses, rola novamente. Para receber a programação, faça seu cadastro no site do Partner Clube. E se prepare pra dizer em alto e bom som, pra quem quiser ouvir: enfim, separados!

PARTNER CLUBE
(51) 9904.2700
vycente@partnerclube.com.br
http://www.partnerclube.com.br/

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Já saiu aqui, mas é inédito no rádio

Nem faz tanto que eu contei, aqui, onde consertar máquinas fotográficas antigas em Porto Alegre. Como sempre, antes de falar sobre o que já conheço, eu ligo para o endereço, questionando se tudo continua igual.

O pessoal da objetiva é tão honesto que, perguntados se ainda recuperavam máquinas mecânicas, eles me disseram: "consertar, a gente conserta, mas se aparecer alguém aqui pra isso, te damos um presente".

Já disse que não quero presente. Mas se você for até lá, por favor, diga que fui eu quem recomendou. Ainda quero ter o prazer de falar para o João Sousa, um dos técnicos e sócios da oficina: viu como só faltava divulgar o serviço?

Clique aqui para ouvir a coluna e volte sempre para o blog - único lugar, além do livro, onde também informo o site, o e-mail e o telefone.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Festa ambulante: a primeira locadora de limousines de Porto Alegre

Bloco e caneta são acessórios que meu carro traz de fábrica. É fundamental ter onde anotar o endereço e, com sorte, o telefone de curiosidades que eu vejo na rua. Foi o que aconteceu dia desses, quando passei pela frente da Blacktie Limousines, primeira locadora especializada em limousines no Rio Grande do Sul, inaugurada em setembro.

O chofer vai a caráter - nesta foto, sem
a luva branca que costuma usar

A limousine que a Blacktie aluga não é daquelas tradicionais, com traseira comprida. Trata-se de uma camionete Grandblazer que é esticada no Paraná, até ficar com nove metros. E como já fiz matéria sobre os dois modelos, posso dizer: o luxo é maior. Além dos imensos bancos de couro, a festa ambulante tem bar, neon, laser, um botão pra falar com o chofer e três telas de LCD onde toca o clipe que o cliente quiser.



Luz e som bombando com toda a privacidade: pra falar com o
motorista, tem que apertar um botão

Pra escrever a coluna da BandnewsFM e postar no blog, andei de limousine por mais de meia hora. Primeiro, com o dono da empresa, Eduardo Santos, que abriu a primeira loja da marca fora de São Paulo. Logo depois, o carrão levou o clone do Michael Jackson a uma festa. Tá vendo a bolsa vermelha que aparece aí no chão, ao lado do inacreditável Jacko brasileiro? É a prova de que eu estava lá.
Pedestres impressionados, sem saber
que o clone do Michael Jackson estava lá

Pra saber quanto custa e como rola o serviço, ouça a coluna Porto Alegre, Quem Diria! de hoje.

BLACKTIE LIMOUSINES PORTO ALEGRE
Av. Azenha, 1501, Azenha
(51) 3233.2021
contato.rs@blacktielimousines.com.br
www.blacktielimousines.blogspot.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Hoje é dia de levar o bebê ao cinema

Um pouco antes de Porto Alegre ter sua primeira sessão de cinema para mães e bebês, eu contei aqui a novidade. Pois ontem, em Porto Alegre, Quem Diria!, avisei: hoje, às duas da tarde, o CineMaterna exibe Julie & Julie (aquele novíssimo filme com a Maryl Streep) no Bourbon Country.

Ouça a coluna sobre o CineMaterna na BandnewsFM, abasteça o carrinho do seu filho e corre lá, que vale a pena.


CINEMATERNA
hoje, quinta-feira, às 14h:
Julie & Julia, com Maryl Streep e Amy Adams
Unibanco Arteplex Bourbon (R. Tulio de Rose, 80, 2º piso - Shopping Bourbon Country)
cinematerna@cinematerna.com.br

www.cinematerna.org.br

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Papai Noel em domicílio

Quando eu era criança, minha mãe se fantasiava de Papai Noel. Até que descobri o disfarce e fui, imediatamente, promovida a ajudante do bom velhinho. Muito tempo depois, minha filha pequena olhou para o Papai Noel de tênis e matou a charada: era o irmão mais velho. Pois se você quer manter a magia do Natal sem pagar nenhum mico, a dica é contratar Guenter Obal.

Guenter e sua ajudante no shopping Iguatemi,
onde trabalhou por cinco anos
imagem: guilherme dias

Papai Noel profissional, Guenter trabalhou 7 anos em grandes shoppings de Porto Alegre, tem um metro e oitenta e cinco, faz o estilo romântico e, pra completar, adora contar histórias com seu sotaque alemão.

Para a véspera do Natal, quando fica mais ou menos meia hora em cada casa, é preciso correr - sobraram poucos horários na agenda de Günter. Mas também dá para convocá-lo em outras datas, incluindo o dia 25.

com o sino, Papai Noel avisa que está chegando

Vai dizer que não vale a pena lembrar daqueles Natais de verdade, quando a fantasia era tão importante quanto os presentes, e receber o Papai Noel com seu sino, dando aquela risada inconfundível?

Para ouvir a risada e o sotaque de Guenter, clique aqui.

GUENTER OBAL
não divulga o endereço
(51) 3325.1343
susi.obal@gmail.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Detector de mentira e detector de amor

Quantas vezes na vida você desconfiou que alguém estava mentindo? E outra: no início da paixão, quem não daria tudo pra saber se é correspondido? Pois na semana passada, preparando a estréia de Porto Alegre, Quem Diria!, eu descobri que qualquer mortal pode comprar, ali no bairro Rio Branco, um detector de mentiras. De brinde, ganha o detector de amor.

Desenvolvidos em Israel, os programas são instalados no computador e analisam a freqüência da voz. A entrevista (ou conversa) pode ser feita ao vivo, por telefone ou gravada.


Resumindo, o mentiroso se sente desconfortável e estressado. Já o apaixonado, quando fala com seu novo amor, fica inseguro, além de não pensar em mais nada. E tudo isso aparece na tela.


Com seiscentos reais, você leva a versão simplificada do detector de mentiras que é usado pela polícia no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Distrito Federal. Pelo mesmo preço, contrata Mauro Nadvorny, da Truster Brasil, que já viajou por todo o país para investigar fraudes e testar celebridades em programas de tevê – veja neste link os resultados sobre os casos Eloá, Isabella e da entrevista com o jogador de futebol Cafu. Ele não opera o detector de amor, mas se a flor que aparece no monitor estiver com todas as pétalas, o namoro está garantido.

Para ouvir o podcast na BandnewsFM com entrevista e tudo, clique aqui.

TRUSTER BRASIL
(51) 3022.1688
Rua Cabral, 116, Rio Branco
mauro@truster.com.br
www.truster.com.br

domingo, 22 de novembro de 2009

Salada Pronta na BandnewsFM - mas pode chamar de Porto Alegre, quem diria

Eu disse que não pediria mais desculpas pela ausência, e não vou pedir. Mas uma explicação é o mínimo da decência. Pra quem, apesar da minha ausência, continuou aparecendo no blog, eu agradeço e esclareço: andei, nesses últimos tempos, preparando o projeto que se torna realidade amanhã.

A partir dessa segunda-feira, às 10h30, 14h30 e 20h30, o Salada Pronta estará na Bandnews do Rio Grande do Sul (99.3 FM), com outro nome: Porto Alegre, Quem Diria. A mesma coisa às quartas e sextas. Repetecos rolam nos finais se semana, em horários aleatórios.

Depois que forem ao ar, dá pra ouvir os comentários no site da rádio, clicando no nome da coluna. Também prometo postar os podcasts aqui. E é claro que aguardo ansiosa a opinião de vocês.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O primeiro leilão de objetos gastronômicos do Brasil

Nunca fui a um leilão. É o tipo de programa que, pensava eu, só aceitaria abastados. Mas estou prestes a mudar meus conceitos. Amanhã, o restaurante Lorita e o Ponto de Arte promovem o Leilão da Boa Mesa - segunda Ana Guarisse, organizadora do evento, primeiro no Brasil a vender apenas objetos ligados à gastronomia. Tem talheres, sopeiras, copos, panelas, garrafas, enfeites e mais uma série de lotes produzidos do século XVIII pra cá. O lance inicial das peças mais baratas é três reais. Outras, por não serem mais usadas, caíram no curioso e custam bem mais.

É o caso do par de porta-ananás – pra quem não sabe, sinônimo pomposo de abacaxi. Vem do tempo em que os europeus gastavam uma baba para importar a fruta e a expunham na mesa como iguaria. Entre as raridades, também há o cognac Martel selado que, de tão antigo, já evaporou um pouco.



Na faixa do não tããão chique, mas curioso, gostei do faqueiro de prata que serviu a primeira classe da Pan Air do Brasil (o logotipo da lendária companhia aérea está lá). Além do quebra nozes em forma erótica – pressione as pernocas e pronto.



Depois do leilão, marcado para as 20h, quem quiser pode aproveitar as delícias do Lorita, comandado pelo casal Roberta Gomes e Peter Knoblich, el gran chef. Serão dois cardápios diferentes, que podem ser escolhidos aqui.

Para jantar num destes ambientes charmosos, é necessário fazer reserva. No leilão, é só aparecer. As fotos e os preços iniciais de todos os objetos estão no site do Ponto de Arte.

Vai dizer que você nunca imaginou levantar uma plaquinha silenciosamente e ouvir: dou-lhe uma! dou-lhe duas! e dou-lhe três! ?


LEILÃO DA BOSA MESA NO RESTAURANTE LORITA
12 de novembro, às 20h
Rua Castro Alves, 678, Rio Branco
(51) 3264.6000 (reservas para o jantar)
www.pontodearte.com.br

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Todos os mapas

Pra quem conhece Porto Alegre, é fácil fazer um mapa mental da cidade. Mas se a orientação espacial não for seu forte, o Google Maps não é o único que te protege. Na Adimapas, fundada em 1956, você consegue se situar em qualquer ponto do planeta – tanto faz se precisa encontrar uma rua da capital ou uma cidadezinha perdida em outro continente.

Em maior quantidade, os mapas impressos vão do modelo de bolso a quadros imensos, daqueles que tomam a parede, marcando rotas com imãs, alfinetes ou à caneta (manja risque-rabisque?). Só de globos, há oito modelos diferentes. Do histórico ao político. Do amarelado ou luminotécnico.






“Atendo principalmente empresas e escolas”, diz o dono da casa, Francisco Carvalho, que também oferece mapas personalizados. Delimitando a área de atuação de grandes organizações ou a região de entrega de pizzarias, as encomendas são entregues em papel ou digitalizadas. Abra o CD e veja o seu mundo (qualquer que ele seja) na tela do computador.

ADIMAPAS
(51) 3228.6042 e 3228.6032
Rua Garibaldi, 678, Independência
adimapas@adimapas.com.br
www.adimapas.com.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conserto de máquinas fotográficas antigas

Você guarda em casa uma câmera antiga? Do tempo em que Tom Jobim compôs Desafinado e revelou a ingratidão da amada com sua Rolleiflex? Pois saiba que a relíquia pode ser recuperada.

Com a experiência de quem trabalhou na assistência técnica da Masson, quando a casa ainda ocupava a esquina da Rua da Praia com Dr. Flores, os três sócios da Objetiva conseguem consertar qualquer modelo de máquina fotográfica fabricada a partir dos anos 50. Algumas peças ainda estão disponíveis no mercado, outras precisam ser fabricadas, mas quase tudo tem jeito. "O que inviabiliza é o preço”, confessa um dos componentes do trio, João Sousa, sem levar em conta o valor sentimental que pode ter o objeto.

Trabalhando na maior parte do tempo com modelos digitais, a Objetiva informa o preço da recuperação na hora. Se o problema for interno, o orçamento demora um dia. E o que melhor: segundo o depoimento que achei na web, ninguém fica te enrolando.

OBJETIVA
(51) 3225.7788
R. Dr. Flores, 105, sala 408, Centro

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ética é ética, mesmo se for virtual

Volta e meia, principalmente depois de publicar posts novos, eu abro o Google Analytics e fico sabendo de onde vem meus leitores. Pra quem não sabe, a blogosfera sobrevive da troca de recomendações. Meu blog recomenda o seu, que recomenda um terceiro, que dá a dica de outro diferente. E assim a coisa vai se espalhando.

Tudo isso é pra dizer que, sim, fico lisonjeada quando algum site cita o Salada Pronta. Já encontrei na web uma cópia inteirinha do meu texto e saí bem feliz. O que não dá para entender é que alguém crie um blog somente com posts alheios, colando fotos e devaneios, sem citar a fonte.

Alertada por uma leitora, descobri que um blog publicou dezenas de posts daqui (e de outros blogs mais bacanas), assinando-os como se fossem seus. Mesmo quando falo na primeira pessoa. Incluindo, sem crédito, fotos que os respectivos fotógrafos me deram permissão para publicar. Não me perguntem quem é o(a) autor(a), já que ele(a) não assina as páginas e não permite comentários – se permitisse, toda essa ladainha estaria lá.

Não sei o que vocês acham disso e nem estou preocupada com direitos autorais - coisa que a web deve exterminar e que só rende dinheiro pra quem, ao contrário de mim, é famoso. Também não é produtivo esperar que ajam como a gente age: se você já esteve antes por aqui, sabe que costumo indicar os links das minhas fontes e contar quem me deu a dica.

Oquei, eu poderia ficar quieta pra não acabar, como agora, divulgando o tal blog. É que fica feio não ter conteúdo. E o que eu não engulo, pessoal ou virtualmente, é a falta de ética.

domingo, 4 de outubro de 2009

Missa, benção e procissão para os animais


Hoje é Dia Mundial dos Animais. E a Paróquia São Francisco, como de praxe, dedica a data a cachorros, gatos, pássaros, qualquer bicho que for ao local. A partir das 15 horas, dentro da igreja, tem missa e benção. Depois, uma procissão cheia de latidos e miados em volta da praça. Portanto, se o seu bichinho anda adoentado ou destruiu todos os móveis (vá que esteja com o diabo no corpo), corre lá.


PARÓQUIA SÃO FRANCISCO
Rua São Luiz, 607, Santana
(51) 3223.3244
a partir das 15h

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mais um produto localizado: queijo cottage

O Rio Grande do Sul não tem hábito de consumir queijo cottage. Nos supermercados, o mais parecido com isso é o käs-schmier – o que se explica, óbvio, pela forte influência alemã. Mas o fato é que queijo cottage é bom, barato e que lamentei, nos últimos quatro meses, não ter onde comprá-lo em Porto Alegre. Pelo menos até terça-feira.

No afã de aplacar o frio da noite, troquei o jantar por queijos e vinho. Coisa simples, servida na mesa de centro, para esfomeados de pantufa. Vocês não imaginam a alegria que foi encontrar pelo menos uma loja que vende o produto na cidade.

Entre outras utilidades, o queijo cottage serve para fazer um petisco fácil, bonito e levinho, perfeito pra quem gosta de pizza com sabor de pizza. Passe lá no Armazém 196 Culinária para fazer, em dois toques, a receita aí de baixo:


Cottage Margarita
½ pote de queijo cottage
15 tomates cereja
folhas de manjericão (na falta do ingrediente, enjambrei com cebolinha)
sal a gosto

Corte os tomates em quatro partes e misture-os com os outros ingredientes. Fica melhor com torradinhas.

ARMAZÉM 196 CULINÁRIA
Rua Padre Chagas, 167, Moinhos de Vento
(51) 3023.2346
www.armazemdosimportados.com.br/siteculinaria

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brechó infantil em Porto Alegre: curiosos sabem antes

Passa mês, muda a estação, e um dos posts mais acessados deste blog continua sendo o que fala sobre o brechó infantil. Aqui, a notícia saiu no início de fevereiro. Só hoje foi matéria do Jornal do Almoço – e mesmo assim, seguindo a linha editorial da casa, o telespectador não recebe o endereço.

Ponto para os olhos curiosos da Maria Aparecida, que venceu o concurso do Salada Pronta com esta e outras dicas, um ano atrás.

Para saber o telefone, o endereço e conhecer os produtos do Passa Passará, vai lá no novo site.

sábado, 19 de setembro de 2009

Porto Alegre ganha sessão de cinema para mães e bebês

Na semana passada, eu e mais sete amigas (seis são mães) conseguimos nos reunir à noite, só para jogar conversa fora – e não é que nada do que falamos foi pro lixo? Sabe ser bom um papo entre mulheres. E nunca senti tanta falta disso quanto nas minhas épocas de recém-parida. Quem dera eu tivesse, há 12 e 4 anos, a chance que as mães de bebês pequenos têm hoje.

Na quinta-feira que vem, 24 de setembro, chega a Porto Alegre o Cinematerna. Como já acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Salvador, a capital gaúcha terá uma sessão de cinema para mães acompanhadas de bebês de 0 a 18 meses.



Para receber adequadamente os pimpolhos, o horário é amigável, a luz é levemente mais forte, o ar-condicionado é mais fraco, há trocador no local e, de vez em quando, um tapete para soltar os bebês maiores. Mas o filme (ôba!) é para os adultos.


fotos: site e Guga Ferri

Se você tem um bebê pequeno na família ou lembrou de alguém que precisa ver a vida além-mamadeiras, é só entrar no site e fazer o cadastro. Depois, basta comparecer ao local e comprar os ingressos – R$ 9,00 para os adultos; R$ 4,50 para os bebês. Escolhido por quem se inscreveu com antecedência, o filme de estréia em Porto Alegre será Os Normais 2. Novas sessões acontecerão a cada 15 dias.

Desde que começou, em fevereiro de 2008, o Cinematerna já levou 6 mil adultos e 4 mil bebês ao cinema. A organização é tanta que as fundadoras transformaram a iniciativa numa associação sem fins lucrativos, mantém um blog, criaram regras de etiqueta específicas para a situação e ainda promovem um bate-papo informal depois do filme, só para a mulherada trocar experiências.

Se eu não fosse viajar bem na data, pegava meu sobrinho emprestado e ia lá, só pra confirmar: a maioria das mulheres, depois de ser mãe, vira Mulher-maravilha.

CINEMATERNA EM PORTO ALEGRE
a partir de 24 de setembro de 2009, às 14 horas
Unibanco Arteplex Bourbon (Rua Túlio de Rose, 80, 2º Piso - Shopping Bourbon Country)
cinematerna@cinematerna.com.br
www.cinematerna.org.br

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conto de fadas: loja infantil com impressora de unhas, poltrona pra rabiscar e escada para lugar nenhum

Não estou aqui para justificativas. Mas o fato é que a vida offline me tomou nas últimas semanas. Boa parte dedicada ao trabalho. O que sobrava eu dividia com os filhos. Vem daí eu ter conhecido um lugar com serviços bem diferentes para crianças: a Lezanfan.


Pra começar, algo que eu nunca tinha visto. Depois de escolher entre mais de mil imagens disponíveis no computador, a criança coloca a mão dentro de uma máquina e, shazam!, a figura é impressa nas unhas - ou numa unha só, se preferir. E o que é mais curioso: dá para levar a imagem de casa, mesmo que seja uma foto.

Na parte da frente da loja, outra novidade que, cá entre nós, já estava mais do que na hora de aparecer: vestido de prenda com estilo. São feitos sob medida, na cor que a menina escolher. Que me desculpem os tradicionalistas, mas vai dizer que o modelito aí de baixo não dá de dez naqueles de tecido brilhoso?


A Lezanfan mistura loja, salão de beleza infantil e um espaço para oficinas que vão bem além da culinária. Apesar de a casa não ter completado dois meses de vida, já rolou curso de DJ, de bichos com miçangas, de design de moda e até de bichos nojentos, com direito a manusear minhocas, lesmas e outras melecas vivas. Do lado de fora, há uma horta com morangos que as próprias crianças plantaram - os nomes dos pequenos agricultores estão lá.

Para mim, o que resume o espírito da casa são duas poltronas. A primeira, do lavatório, fica mágica quando a criança olha para o teto.




A segunda fica perto da escada que não leva a lugar algum. E já está tomada por desenhos de clientes. É ou não é o sonho rabiscador de qualquer criança?

Criada para ser uma experiência infantil, a Lezanfan ainda produz festas infantis com todos os serviços que tem lá dentro. Por uma questão de espaço, não dá para convidar toda a família. Mas as atividades são capazes de arrasar o coração de qualquer candidata a princesa: DJ, fotógrafo e um passeio de meia hora pela cidade, a bordo de uma limusine.


LEZANFAN
Rua Barão de Santo Ângelo, 174, Moinhos de Vento
(51) 3072.7857
contato@lezanfan.com.br
www.lezanfan.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desatando nós

As aulas voltaram na mesma semana em que entrego dois trabalhos. Como eu venho dizendo, a vida é como uma correntinha emaranhada: depois de desatar o primeiro nó, os outros se desmancham fácil.

Desculpem a ausência recorde de posts e o trocadilho, mas nos últimos dias, a Cláudia offline está com a corda toda.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Onde contratar chuva de pétalas de rosa

A sugestão periga parecer piegas, mas feche os olhos, imagine-se sozinho num local aberto, e pense o que você sentiria se milhares de pétalas de rosa começassem a cair do céu. Duvido que não paire certa mágica. Agora, a boa notícia: esta cena pode acontecer de verdade.

Se você contratar a Everffly Serviços Aéreos Especializados, um helicóptero sobrevoará o lugar de sua escolha a 100 metros de altura, esvaziando no ar um saco de 50 litros da flor. Para acertar o alvo, normalmente casamentos, aniversários e outras comemorações, o comandante se certifica da direção do vento. No total, a operação dura dez minutos. “As pessoas até choram”, me disse Luciano Câmara, piloto e sócio da empresa.

Prontas para decolar 24 horas por dia, desde que haja visibilidade, as duas aeronaves da Everffly ainda servem para reportagens, filmagens, fotos, escolta e avaliações de terrenos, entre várias empreitadas. Durante a noite, só pousam em helipontos homologados. Na época do Natal, a equipe também transporta clones do Papai Noel: “o que aparece de bom velhinho com o trenó estragado...”.

EVERFLLY SERVIÇOS AÉREOS ESPECIALIZADOS
Rua São Manoel, 1197, cj. 501, Santana
(51) 3022.4400
everflly@everflly.com.br
www.everflly.com.br

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Parou por que? Por que parou?

Não que minha curiosidade esteja minguando. Só falta tempo para ir atrás.
Daqui uns dias, quando as escolas voltarem ao trabalho, eu também volto.
Por que o ensino é sempre a primeira coisa a parar no Brasil?

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Exposição Monstros do Rock: diga quem é quem

Ninguém é mais difícil de distrair do que um pré-adolescente. Semana passada, entre textos e microfone, precisei arranjar programa para meu filho e o amigo de São Paulo que veio passar as férias aqui. Que tal apelar para as curiosidades?

E lá fomos nós conferir a exposição Monstros do Rock, da Alessandra Lago, criadora da marca Alma Gorda. Reproduzindo grandes estrelas do rock nacional e internacional, os bonecos de pano custam entre R$ 220 e R$ 260. Nada mal para obras que, nesta singela opinião, estão mais pra estão mais pra arte do que toy art.




Como eu já falei bastante da moça aqui, proponho uma brincadeira. Veja as fotos que estão sem identificação e arrisque responder, via comentários: quem é quem ?






EXPOSIÇÃO MONSTROS DO ROCK
de 14 a 31 de julho
Rua Olavo Barreto Viana, 36, 20 andar (Shopping Moinhos)
segunda a sábado, 10h às 22h; domingo 11h às 22h
(51) 3024.1516 (encomendas)
ale.almagorda@gmail.com
www.almagorda.blogspot.com

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Velório pela internet

Porto Alegre é a capital da cremação no Brasil. Segundo José Elias Flores Júnior, vice-presidente da Cortel, empresa que tem seis cemitérios e três crematórios no Rio Grande do Sul, a prática recai sobre 9% a 10% dos óbitos da cidade – índice que os Estados Unidos levaram 102 anos para alcançar e que supera o de São Paulo, em torno de 5%.

Para atender tamanho mercado, o Crematório Metropolitano São José, inaugurado em 2002, apostou na tecnologia. Com a permissão da família, três câmeras colocadas na capela transmitem ao vivo, pela Internet, a cerimônia de despedida. O mesmo serviço está disponível para quem escolhe o Crematório e Cemitério Parque Saint Hilaire, em Viamão – o local tem até o Bosque in Memoriam, para espargimento ou guarda das cinzas.


Por cerca de meia hora, de qualquer lugar do mundo, é possível ver quem está presente, solidarizar-se com os parentes e ouvir tudo, inclusive a mensagem de um frei franciscano e a música escolhida para a cerimônia. Para usufruir do serviço, é necessário ter nome de usuário e senha, desabilitados após o uso. Se você quiser ver os ângulos exibidos pelas câmeras instaladas na capela do Saint Hilaire, clique aqui. A imagem real da capela do São José, com as devidas instruções de uso, aparece aí embaixo:


De acordo com José Elias, 20% dos clientes querem a transmissão on-line. Na maioria dos casos, para atender familiares que moram no exterior. “Fazemos um tributo à pessoa”, diz o empresário, ressaltando a importância dos rituais fúnebres: “é quando começa a aceitação”.

Através do site, também é possível enviar mensagens que são imediatamente fixadas no painel de homenagens, onde ficam as fotos do finado em vida. E se a família escolher o crematório São José, a tecnologia continua a seu serviço. Quando bater a saudade, é só ligar o computador, clicar na câmera do columbário (local para guardar as urnas) e fazer a oração.

CREMATÓRIO METROPOLITANO SÃO JOSÉ
0800.512624
Avenida Professor Oscar Pereira, 584, Azenha
www.crematoriometropolitano.com.br
crematorio@cortel.com.br
24 horas

CREMATÓRIO E CEMITÉRIO PARQUE SAINT HILAIRE
0800.519899
Avenidar Senador Salgado Filho, 2980 (Viamão)
www.cortel.com.br/w_crematorio_sainthilaire
crematorio@cortel.com.br
24 horas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A voz do aeroporto

Por falta de informações completas, achei melhor não publicar o post previsto para hoje. Em seu lugar, entram a foto e o site audível de Iris Lettieri, que muita gente reconhece sem nunca ter visto.

Iris em 1972, durante ensaio fotográfico de
Denildo Monteiro Pinto, e em 1980

Apesar do serviço não ser porto-alegrense, mexe com qualquer curioso. Você sabia que a Voz do Aeroporto, hoje com 67 anos, tinha um rosto tão bonito?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cozinhando histórias: oficina mistura literatura e gastronomia infantil

Você reclama da agitação do seu filho quando ele está em casa? Para distraí-lo, apela para o DVD? E mesmo que planeje um programa bacana, perde feio na concorrência com o vídeo-game? Quem sou eu para analisar a relação entre pais e filhos, mas se a criança for pequena, arrisco afirmar: o negócio é arranjar um programa divertido para os dois.

Sábado desses, minha filha participou da oficina Cozinhando Histórias, comandada por Michelle Leão. Formada em Gastronomia e Artes Cênicas, a chef começa lendo histórias para as crianças. Depois, todos partem para as panelas. Geralmente, o grupo mais novinho (3 a 6 anos) faz biscoitos e pães. Os mais velhos (de 7 a 12 anos) preparam entrada, prato principal e sobremesa. Todas as receitas são inspiradas no enredo do livro.


Equivocadamente, pensei que eu também participaria da função. E só não fiquei triste porque descobri outro serviço interessante. Assim como fez um grupo de mulheres em Porto Alegre, é possível reunir a filharada e contratar Michelle para uma tarde de brincadeiras gastronômicas. O mesmo vale para festas infantis – neste caso, em vez da lembrancinha comum, o convidado pode levar para casa a massa de pão que ele mesmo fez.


Para saber a data dos encontros abertos (há grandes chances de acontecer de novo na Casa Elétrica), mande um e-mail para a chef e acompanhe o blog da oficina. Lá a gente percebe que os benefícios das aulas vão além da diversão, passando por noções de higiene alimentar, pela segurança na cozinha, pelo exercício da auto-estima e pela formação de futuros comensais, que respeitem a época de cada fruto.

Fotos: Marcelo Schambeck

E se você participar, é bom considerar o aprendizado do pimpolho. Um dia após a aula, fizemos biscoitos com a cara do Mickey aqui em casa e fiquei encarregada do forno. Se tivesse ouvido a Catarina, os quitutes não teriam torrado. Tem certeza de que lugar de criança acompanhada não é na cozinha?

OFICINA COZINHANDO HISTÓRIAS
(51) 9835.2292